domingo, 30 de agosto de 2009

E o maldito aquecimento global

Mas uma desgraça que cerca nosso planeta e nos deixa encurralados. E outro ponto em que as pessoas não creem que uma ação individual pode mudar esse quadro, mas sim, se cada um fizer a sua parte (como em todas as outras coisas) podemos mudar. Não sei por que as pessoas insistem tanto em dizer que não podem com a sua parte contribuir efetivamente para a coisa, mas enfim...

Aqui vão algumas dicas de coisas que cada um de nós podemos fazer para contribuir, já que não podemos assinar o tratado de Kyoto ou subir naquelas grandes chaminés de fábricas e fazer com que elas parem de jogar tanta fumaça no nosso ar. Algumas vocês obviamente sabem, outras quem sabe não:


  • Opte por meios de transporte coletivos, por andar a pé ou de bicicleta, para evitar a emissão de CO2 e até evitar o trânsito.
  • Opte pela compra de eletrodomésticos de baixo consumo de energia.
  • Não compre o que não for necessário.
  • Plante árvores.
  • Recicle sempre que possível, não fique com preguiça de lavar embalagens de vidro, plástico ou alumínio antes de por no lixo reciclável.
  • Não queime lixo, evite queimadas.
  • Opte por lâmpadas fluorescentes ao invés das comuns. Várias pessoas não gostam das fluerescentes, mas colocá-las em ambinetes como banheiros, cozinha e etc já é de grande ajuda
  • Quando não estiver usando aparelhos eletrônicos, não os deixe em standby na tomada. Qualquer tipo de eletrônico, pois em standby ele continua consumindo energia.
  • Alguns aparelhos novos, como geladeiras e monitores de LCD consomem bem menos energia também.
  • Limpe sempre o filtro do ar condicionado, pois um sujo contribui sim para a emissão de CO2, com até 158 quilos por ano.
  • Regular sempre o carro.

Essas são assim, as mais básicas ações. Lógico que depende de cada um de nós.

Desculpem sumir desse blog e a "não criatividade" no tema, prometo tentar não sumir mais e trazer coisas melhores e mais interessantes assim que der. É que esse blog exige mais tempo para pesquisas, mas enfim...

sábado, 8 de agosto de 2009

Pilhas e baterias

Bom, estamos mais do que cansados de saber que pilhas e baterias não podem ser jogadas no lixo, que seus metais danificam o solo, os lençóis freáticos e etc. Sempre fomos informados de que devíamos entregá-los em postos especiais, que os devolveriam aos fornecedores. Até aí tudo bem. O problema era: aonde raios ficavam esses postos de coleta? Eu lembro quando era menor de juntar as pilhas que tinham acabado, só que eu nunca achava um posto de coleta. Sorte que agora a coisa ta mudando. Tenho achado esses postos de coleta com muito mais facilidade. Normalmente em shoppings, que por sinal veem mostrando várias iniciativas se tratando do meio ambiente, mas isso fica para um outro post.




domingo, 28 de junho de 2009

Sacos Pláticos



Tudo, mais tudo mesmo que nós compramos vai parar dentro de um saquinho plástico. Não importa se é na banca, na farmácia, no supermercado... Já parou para pensar quantas sacolas estão por aí nos lixões e entupindo os bueiros? É simples: essas sacolinhas são produzidas no mundo desde 1950 e a cada ano são produzidas até 1 trilhão (1.000.000.000.000) de sacolas. E todas produzidas ainda estão por aqui, tendo em vista que elas demoram em média 300 anos para se decompor. Bom, eu acho isso deprimente. Ainda mais quando li em uma revista que dos 12 bilhões de sacolas produzidas todo santo ano no Brasil, só 20% são usadas mais de uma vez.


Sabe, acho que quando possível, deveríamos recusar a sacolinha quando se compra algo muito pequeno que caiba na bolsa ou no bolso. Ou então prestar atenção quando estão guardando nossas compras no supermercado, porque várias vezes estão usando mais do que o necessário (é verdade, já reparei). Mas considero a melhor opção usar aquelas sacolas que estão a venda em diversos locais, aquelas de pano.

sábado, 30 de maio de 2009

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Um celular mais ecológico

A Motorola lançou no primeiro trimestre desse ano um celular produzido a partir de garrafas pet. O MotoTm W233 vem em um kit totalmente reciclado e têm uma bateria com maior vida útil. O celular não têm câmera e possivelmente otros aplicativos que algumas pessoas parece que não conseguem viver sem, mas é uma ótima opição pra quem prefere simplicidade.
A Motorola ainda se comprometeu em investir dinheiro em projetos de preservação, para compensar o carbono emitido em todo o processo de fabricação e distribuição.
No Brasil, o investimento será em um programa de tratamento de água localizado em

domingo, 17 de maio de 2009

Home - Nosso Planeta, Nossa Casa

É um trailer de um documentário falando sobre a interferência do homem no meio ambiente... Tem estréia prevista para 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente



sexta-feira, 15 de maio de 2009

Semana Otimismo que Transforma


Vi uma propaganda na tv hoje que achei legal... não a propaganda em si, mais o que ela promovia. É a terceira edição da Semana Otimismo que Transforma, promovida pela Coca-Cola. Durante o período de 17 a 23 de maio, cada embalagem vendida de produtos Coca-Cola ( entre refrigerantes, sucos, energéticos, águas, hidrotônicos e chás) reverterá 2,5 centavos para programas relacionados com o meio ambiente e educação. Parece bem pouquinho, mas em 2007 (quando a campanha se chamva Cada Gota Vale a Pena) e em 2008 a campanha arrecadou em torno de 4 milhões de reais. Achei interessante...


terça-feira, 28 de abril de 2009

Gripe suína

Hoje eu ouvi dizer que é dia mundial da saúde, então vou falar sobre uma coisa que está tomando espaço agora e sei que ainda várias pessoas não sabem muito a respeito: a gripe suína. A gripe suína é causado por uma das variantes do vírus influenza-que causa a gripe comum (ok, isso é meio óbvio, eu sei). Geralmente é passada por contado com objetos e animais infectados, mas está tendo casos de uma nova variedade que pode ser transmitida entre humanos e NÃO é transmitida por carne de porco contaminada, pois o vírus morre com temperaturas próximas a 71graus Célsius (o fogão comum atinge com facilidade temperaturas maiores que essa). Essa variedade contém material genético do vírus humano, suíno e das aves. Até agora, no México, há uns 1600 casos suspeitos e 149 mortes pela doença. A doença já é considerada uma "emergência na saúde pública internacional", e teme-se que ela se torne uma grande epidemia (que atinja as proporções de uma pandemia*).
A contaminação acontece do mesmo modo da gripe comum, assim como seus sintomas...porém apresenta alguns sintomas a mais como diarréia e vômito.

No Brasil ainda não há casos confirmados de gripe. Até o momento, oito Estados têm registro de casos em observação - 3 no Amazonas, 2 na Bahia, 3 em Minas Gerais, 1 no Pará, 4 no Paraná, 2 no Rio de Janeiro, 2 no Rio Grande do Norte e 3 em Santa Catarina.
Gripe suína em 2009



Vermelho escuro: Mortes confirmadas
Vermelho: Casos confirmados
Laranja: Casos não confirmado

*Pandemia: Epidemia de doença infecciosa que se espalha pela população de uma grande porção geográfica, como um continente ou até todo o planeta

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Plantas limpam o ar

A NASA está realizando um estudo que mostra que as PLANTAS conseguem remover 87% dos elementos tóxicos de um ambiente no espaço de 24 horas, transformando outros compostos em oxigénio. Entre elas estão:

Hera
Clorofito
Hera do Diabo
Lírio da Paz
Aglaonema
Chamaedorea-bambu
Espada de São Jorge
Dracaena de Madagascar
Dracaena Massangeana
Dracaena "Janet Craig"
Ficus Benjamina

sábado, 25 de abril de 2009

A Hora do Planeta


Queria falar de algo que aconteceu no fim do mês passado: a Hora do Planeta. Apaguei todas as luzes e desliguei todos os eletrônicos. Sei de pessoas que fizeram o mesmo. Gostei da iniciativa do governo de apagar as luzes de monumentos de diversas cidades. Uma hora faz a diferença, ainda mais com 88 países participando dessa ação. A minha hora passou rapidinho... Sentei na varanda com uma vela e li um livro. Depois ouvi música e conversei. Quando fui ver faltavam apenas 10 minutos. A única coisa que não me animou muito foi ver pela janela várias casas e apartamentos com as luzes acesas. Sei que algumas pessoas não sabiam bem o dia que iria acontecer, apesar de ser divulgado pela televisão e internet através de e-mails e pelo twitter, o problema não é esse, e sim as pessoas que simplesmente não quiseram colaborar. Bom, sei lá, mas eu acho que uma vez por ano, durante somente uma hora não mata e não prejudica ninguém. Mas a iniciativa e as conquistas já foram ótimas. São as pequenas ações de que eu falei.



Esse é um blog criado para falar sobre pequenas ações que podem ajudar a salvar/mudar o planeta. O foco principal será em cima da natureza, os danos que causamos a ela e o que podemos fazer para mudar a situação atual. Eu vou tentar postar regularmente... sempre que surgirem temas importantes ou legais, que valem a pena serem compartilhados eu vou por aqui. è uma tentativa de conscientizar as pessoas.